Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Tá na hora do Jair embora: Lula eleito presidente do Brasil

Marco Zero Conteúdo / 30/10/2022
Imagem aérea da ponte Duarte Coelho com uma multidão de eleitores de Lula e uma bandeira do Brasil enorme

Crédito: Ricardo Stuckert

Agora é oficial: tá na hora do Jair já ir embora. Às 18h44min, o placar da apuração oficial do Tribunal Superior Eleitoral apontou a virada de Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro, no entanto levou mais de uma hora para a vantagem do petista ser irreversível de acordo com a matemática e o TRE considerá-lo eleito. E isso aconteceu quando só faltavam 1,19% dos votos para apurar.

Lula voltando e o povo pulando, comemorando. Antes mesmo da virada, os eleitores de Lula, militantes dos partidos da coligação de apoio ao ex-presidente e ativistas dos movimentos sociais já se concentravam em vários pontos do Recife. Um dos locais mais concorridos foi o Armazém do Campo, do MST, na avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio.

A multidão não ficou restrita à vizinhança do Armazém, como em comemorações e eventos anteriores, espalhando-se por toda a avenida e a ponte Maurício de Nassau, em direção ao Marco Zero. Desde o momento da virada, o ambiente foi ficando mais parecido com o do carnaval, mas após o anúncio oficial da vitória, a energia ficou ainda mais intensa. Uma catarse, um êxtase que levava jovens militantes e eleitores, que eram crianças durante os dois mandatos do ex-presidente, a cantarem “tô com saudade do tempo de Lula”.

A trilha sonora da festa, aliás, foram o piseiro, a lambada e o reggae do baiano Juliano Maderada, cujos versos usamos ao longo deste texto.

O que acabou em carnaval, no entanto, começou em ansiedade que saía pela pele, arrancava unhas e lábios mordidos. Aqueles que previam vitória, recebiam conselhos de “calma”.

Eu bem que avisei, você não quis acreditar. Os cálculos matemáticos que previam a virada do placar acontecendo entre 75% e 88% das urnas apuradas acabaram se revelando pessimistas. Quando Luiz Inácio Lula da Silva superou o adversário, o total de votos apurados não tinha chegado a 68 %. E a diferença foi pequena, a menor da história das eleições presidenciais brasileiras após a ditadura militar.

O aparelhamento das forças de segurança do Estado durante o dia da votação, com a Polícia Rodoviária Federal para impedir eleitores nordestinos de chegarem às urnas e a Polícia Militar e o Exército Brasileiro intimidando eleitores, foi o capítulo final de uso indiscriminado e escandaloso da máquina do Governo Federal em favor da reeleição de Bolsonaro.

Cabeça branca é o nosso presidente. Assim, o ex-metalúrgico, ex-líder sindical e ex-presidente da República de 77 anos, voltará a ocupar o Palácio do Planalto como 0 38º presidente do Brasil, 12 anos depois de entregar a faixa presidencial para sua sucessora, Dilma Rousseff. Assim, 1.667 dias após ser preso por ordem do então juiz e atual senador eleito Sérgio Moro, Lula completa um ciclo de redenção histórico que deverá levá-lo a ser o segundo presidente a passar mais tempo governando o Brasil, superado apenas por Getúlio Vargas.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.