Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Confira a programação do encontro Ocupa Política no Recife

Marco Zero Conteúdo / 15/08/2019

Ilustração: Wictor Bernardo

selo ocupa políticaA programação dos três dias do encontro Ocupa Política foi divulgada nesta quinta-feira. O evento deve reunir mais de quatrocentos inscritos em rodas de diálogo, manifestações culturais, oficinas e trocas de experiências. O Ocupa Política é uma articulação nacional que busca inspirar e fortalecer a candidatura de ativistas e coletivos sociais, para que eles estejam preparados para entrar na política institucional. Atualmente, 16 mandatos fazem parte do Ocupa, a grande maioria do Psol, mas também com alguns representantes na Rede Sustentabilidade. O encontro acontece entre os dias 29 e 31 de agosto.

Com uma proposta descentralizada, o Ocupa vai promover quatro encontros até o fim de semana de programação oficial. “São quatro encontros, cada um em um lugar diferente, com uma dinâmica própria. O primeiro, em Igarassu, vai ser um debate sobre nepotismo. No Alto Santa Terezinha, ainda estamos fechando o tema do debate. No dia 27, em Água Fria, vamos ter um recital poético e uma batalha de hip hop. No Ibura, um debate sobre o pacote anti-crime”, detalha um das integrantes da organização do evento, Daiane Dultra, do coletivo Agora é com a gente.

Ocupa Política chega ao Recife para inspirar candidaturas coletivas e de ativistas

O Ocupa Política nasceu em 2016 e teve edições em 2017 e 2018. No ano passado, o Ocupa aconteceu em São Paulo e apresentou setenta propostas de candidaturas. Doze foram eleitas, entre elas os mandatos coletivos da Bancada Ativista (SP) e das Juntas (PE).

O encontro no Recife será bem mais amplo do que as edições anteriores. Isso porque a programação traz 20 ativistas estrangeiros, a maioria da América Latina, que irão compartilhar suas experiências. Há representantes de movimentos que trabalham com campanhas digitais e de baixo custo, que apoiam candidaturas LGBTI, feministas e etnicamente diversas.

Mandatos coletivos se estruturam para vencer resistência no Legislativo

Entre os mais de 20 nomes estrangeiros, o encontro recebe Ilona Duverge, representante da Movement School, a escola de formação de candidatos que apoiou a campanha da deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez nos EUA; a jornalista Beatriz Sánchez, candidata à presidência do Chile pela Frente Amplio em 2017; Alheli Partida, da organização internacional LGBTI Victory Institute; o fenômeno feminista Estamos Listas, que reúne mais de duas mil mulheres para enfrentar as eleições de outubro na Colômbia.

Além da participação de ativistas estrangeiros, representantes de todos os 16 mandatos estarão presentes no Ocupa Política. A programação com os nomes de quem vai participar de cada ação deve ser divulgada na próxima semana. As inscrições já foram encerradas, mas há várias atividades que irão acontecer em espaços públicos, com acesso livre. Confira abaixo a programação.


PROGRAMAÇÃO OCUPA POLÍTICA RECIFE 2019

PRA TODO MUNDO VIVER BEM!

ESQUENTA OCUPA
Começando sempre às 16h20

24 de agosto | sábado
em Igarassu
Praça de Cruz e Rebouças

25 de agosto | domingo
no Alto de Santa Terezinha

27 de agosto | terça-feira
em Água Fria

28 de agosto | quarta-feira
no Ibura

OCUPA

29 de agosto | quinta-feira

18h às 22h >>> Ocupa se Apresenta
Abertura do #OcupaPolítica + Vídeo de apresentação do Ocupa Política
Slam das Minas + Rayssa Dias + Leilão em Chamas + Bongar

30 de agosto | sexta-feira

8h30 às 12h >>> Ocupa se posiciona: Análise de conjuntura
Por que ocupar a política? // Insurgindo frente à onda de conservadorismo
Mundo + Brasil
Teamu + Resta 1
14h às 18h>>>Ocupa Territórios e Oficinas Autogestionadas
Bode + Coque + Ilha de Deus + Xambá + Centro

31 de agosto | sábado

Miró + Involuntário
10h às 13h
>>> Rodas de diálogo: PRA TODO MUNDO VIVER BEM // COMO CONSTRUIR HOJE O BEM VIVER?
Mulheres no Poder: movendo as estruturas + Combate ao Racismo: resistência e ancestralidade + Atuando em Frentes: o que nos une por um objetivo comum + A cidade governada por nós + Comunicação e Mobilização por Direitos + Pé na Porta: estratégias de campanhas eleitorais + Direito à expressão religiosa x defesa do Estado Laico + Antiproibicionismo como estratégia de defesa da vida + LGBTQI: Re-existindo e ocupando + Território como espaço-tempo da construção do Bem Viver + Nossas Cidades não estão à venda! + Cultura Viva + Enfrentando a ultra-direita: nossas lutas não serão interrompidas! + Diálogos entre territórios e institucionalidades.

14h às 22h >>> OCUPA AURORA

14h às 17h30
Mesa de Glosar > “Eles odeiam Poesia”
Pinga Fogo = Microfone Aberto
Mandatos Ocupa Política
A dor e a delícia dos mandatos coletivos + A palavra é participação + Metendo a
mão na massa (ou: como um mandato legislativo pode impactar na vida das
pessoas) + Ninguém vai falar por nós

18h às 22h – Som na Rural
Batalha de Vogue “quartas de final”* + Samba de Coco Toype do Orurubá + Batalha
de Vogue “semifinal” + Coco do Coque* + Batalha de Vogue “final” + Femigang* convida Marolas Crew* + Batucada Cordão da Bruta flor + Caboclo Mestiço.

13h às 22h – Feirinha do Ocupa: cultural, agroecológica e de economia
solidária

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.