Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Estrutura cicloviária anunciada por Geraldo Julio não chega a 30% do prometido

Sérgio Miguel Buarque / 22/09/2016

naoebemassim“Desde 2013, implantamos 7 ciclofaixas na cidade, o equivalente a 17,7 km de espaços exclusivos para quem anda de bike. Esse investimento só reforça nosso compromisso com a melhoria da mobilidade do Recife”, Geraldo Julio, no Facebook, dia 20 de setembro.

Para falar sobre a implantação de ciclofaixa no Recife e destacar o que a sua gestão tem feito para melhorar a mobilidade na cidade, Geraldo Julio usou dados oficiais da Secretaria de Mobilidade Urbana e que estão disponíveis no site da Prefeitura. A equipe doTruco Eleições 2016, – projeto de fact-checking daAgência Pública, feito em parceria com aMarco Zero Conteúdo, verificou que os números apresentados pelo candidato a reeleição estão corretos do ponto de vista quantitativo, mas passam uma ideia distorcida e exagerada para a população sobre o peso dessas obras dentro do Plano Cicloviário traçado para a cidade. Por isso, recebe a carta “Não é bem assim”.

Ao menos dois pontos mostram a inconsistência da declaração de Geraldo. O primeiro é quando se compara os 17,7 quilômetros implantados de vias exclusivas para ciclistas na gestão socialista com o que foi prometido na campanha eleitoral de 2012. Há quatro anos, Geraldo Julio previu em seu programa de governo, no capítuloTransporte e Mobilidade Urbana,a construção de 76quilômetrosde novas ciclovias e ciclofaixas.

Também existe uma defasagem entre o anunciado e o implantado por Geraldo Julio no que diz respeito ao número de ciclofaixas. Em março de 2014, pouco mais de um ano depois de tomar posse, Geraldo apresentou o projeto que mais tarde veio a ser batizado de “12 Rotas Cicláveis”. Como o próprio candidato afirma, até agora estão funcionando apenas sete destas doze vias.

O segundo ponto que precisa ser analisado é a falta de sintonia entre o que foi executado pela Prefeitura em vias exclusivas para ciclistas e o que está determinado no Plano Diretor Cicloviário (PDC). Elaborado sob a coordenação da Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco, em conjunto com as 14 cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), o plano previa, entre outras coisas, a implantação de 590 quilômetros de estrutura cicloviária em toda RMR.

Sobre esse assunto, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) publicou, em junho de 2016, o Relatório Analítico da Mobilidade por Bicicletas no Recife. O documento aponta que, “das 12 Rotas Cicláveis apresentadas pela Prefeitura em 2014, somente três delas encontram-se previstas no Plano Diretor Cicloviário. Ainda assim, embora haja pontos de convergência entre as estruturas realizadas e aquelas dispostas no PDC, há muita divergência entre elas”.

Assim, a Ameciclo concluiu em seu relatório que “como não foi executada a imensa maioria das infraestruturas previstas no Plano Diretor Cicloviário, a Prefeitura do Recife, talvez tentando compensar aquela falha e cumprir as promessas feitas no período da campanha eleitoral, quando foram prometidos 76km de ciclovias e ciclofaixas pelo então candidato Geraldo Julio, mas sem explicar a verdadeira razão para tanto, direcionou seus esforços para realizar estruturas que não estavam no Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife”.

AUTOR
Foto Sérgio Miguel Buarque
Sérgio Miguel Buarque

Sérgio Miguel Buarque é Coordenador Executivo da Marco Zero Conteúdo. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, trabalhou no Diario de Pernambuco entre 1998 e 2014. Começou a carreira como repórter da editoria de Esportes onde, em 2002, passou a ser editor-assistente. Ocupou ainda os cargos de editor-executivo (2007 a 2014) e de editor de Política (2004 a 2007). Em 2011, concluiu o curso Master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais.