Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

CPRH começa a retirada do Muro de Maracaípe

Jeniffer Oliveira / 14/01/2025
A imagem mostra uma praia com marcas de pneus na areia. No centro, há uma retroescavadeira amarela parada, com quatro homens observando a cena. Eles estão de pé, posicionados de costas ou de lado para a câmera, olhando em direção à retroescavadeira e a uma estrutura de madeira e pedra na lateral direita. À esquerda, há uma cerca feita de troncos de madeira, e ao fundo, é possível ver vegetação densa. O céu está nublado, dando um aspecto cinzento ao ambiente.

Crédito: Divulgação CPRH

Esta quarta-feira (14) foi marcada pelo início da retirada do muro do Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, construído pela família Fragoso em maio de 2023. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) iniciou a demolição após quase quatro meses da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), emitida em outubro de 2024, que determinou a retirada da construção. Horas depois de iniciados, após a retirada de aproximadamente 100 metros da barreira, os trabalhos foram encerrados por causa da maré alta.

Segundo a CPRH, “a estrutura de contenção acarretou danos à vegetação de restinga, está impedindo a desova de tartarugas, restringindo o acesso da população à praia, causando desequilíbrio na disposição de sedimentos na área e agravando o risco de erosão costeira no seu entorno. Os trabalhos acontecem com a participação de agentes da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma)”. A Agência ainda reforça que não existe qualquer decisão judicial, norma legal ou razão técnica que ampare a permanência da estrutura.

Desde a construção do muro, os conflitos entre os barraqueiros, comerciantes e marisqueiras da região e o empresário João Vita Fragoso, pertencente a uma das famílias mais influentes da região, se intensificaram. De um lado, os trabalhadores e banhistas tinham o acesso ao Pontal limitado por causa do muro. Do outro, estava o empresário sob o argumento da preservação do meio ambiente e da sua propriedade.

O embate chamou atenção de diferentes organizações que defendem os direitos ambientais e da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pela deputada Dani Portela (PSOL). “A demolição desse muro é um marco na luta das marisqueiras, barraqueiros e trabalhadores de Maracaípe. É uma vitória para todo o povo pernambucano que resiste contra a privatização das praias”, destacou a parlamentar.

Em junho do ano passado a Marco Zero fez uma série de reportagem sobre o caso, acesse e confira todos os detalhes dessa história:

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.