Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

“As estratégias da juventude negra para enfrentar a violência política são sempre coletivas”

Inácio França / 17/08/2022

As jovens mulheres negras que militam nos partidos de esquerda e dos movimentos sociais estão diante de vários desafios na campanha eleitoral. Dois deles foram sintetizados pelas ativistas Elza Medeiros e Emanuelle Nascimento, convidadas do podcast Arrumadinho desta semana: proteger suas vidas e potencializar a força acumulada na resistência aos governos de Bolsonaro e de Michel Temer.

Filiada ao PT, a administradora pública Elza Medeiros não tem dúvidas da capacidade de mobilização de sua geração. “O que segurou a militância nesses últimos anos foi a juventude negra, não tenho dúvidas disso”, explicou Elza, que é moradora do Ibura, onde atua como diretora executiva do Projeto Sociocultural Uh Ibura Aê. “Por isso, vivemos dias de muita esperança”, assegura.

Para participar do Arrumadinho, Elza vestiu uma camisa vermelha de Lula e seguiu de moto para o local da gravação. No caminho, como sempre, enfrentou as buzinadas e xingamentos de motoristas bolsonaristas: “Minha rotina de mulher negra, lésbica e não-feminina é essa. Mas quando estou em grupo, estou segura”.

Emanuelle Nascimento é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ativista da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e da Articulação Negra de Pernambuco. Militante do PSOL, ela ressaltou a importância de atuar coletivamente durante esta campanha eleitoral contra as forças bolosnaristas. “Nossas estratégias de segurança para enfrentar a violência política são sempre coletivas, nunca individuais”, afirmou.

O podcast Arrumadinho pode ser ouvido na plataforma Spotify e, agora, disponível também em formato de videocast, no canal do Youtube da Marco Zero Conteúdo.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.