Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Reeleito, João Paulo mantém corpo a corpo pedindo votos para Lula até de madrugada

Marco Zero Conteúdo / 25/10/2022

Crédito: Arte de Ivson Santo sobre foto da Ascom de João Paulo

Antes de gravar sua participação no podcast Arrumadinho, no estúdio do centro do Recife, o deputado estadual reeleito e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), passou algumas horas conversando com operários na porta de três fábricas no distrito industrial do Curado. Desde o início da campanha eleitoral – ou da sua vida como militante sindical, há 51 anos -, essa vem sendo sua rotina.

Nem mesmo a vitória eleitoral com mais de 74 mil votos o afastou do corpo-a-corpo com os eleitores. “Acordo todos os dias às 3h30min da madrugada e vou para uma porta de fábrica virar votos da peãozada para Lula”, revelou o petista. Para ele, “não sair da rua, dialogar o tempo todo com as pessoas sobre a situação do Brasil, é a solução para enfrentar o jogo sujo dos últimos dias antes da eleição”.

A disciplina do ex-prefeito só não é maior que sua preocupação quando soube da reação violenta de Roberto Jefferson, um dos aliados mais próximos a Bolsonaro, ao disparar nos policiais que iriam levá-lo de volta à prisão. Quando questionado sobre o assunto, seu semblante torna-se sombrio. “Sim, estou mesmo muito preocupado. Esse episódio dá a ideia do tamanho da ameaça à democracia e aos nossos direitos”, admite.

Ao seu lado no estúdio, estava o jornalista e ex-secretário de Imprensa do estado durante o último governo de Miguel Arraes, Jair Pereira. Acostumado a viver os bastidores de campanhas eleitorais como profissional de comunicação, ele reconhece que a experiência vivida em outras disputas talvez não conte muito para o embate contra o bolsonarismo: “Eles são capazes de tudo, é uma gente sem limites e sem compromisso com a democracia. Por isso, não há espaço para neutralidade em 2022”, garantiu Pereira.

O podcast Arrumadinho pode ser ouvido nas plataformasSpotify, Google Cast e Apple Podcasts. E agora disponível também em formato de videocast, nocanal do Youtubeda Marco Zero Conteúdo.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.