Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Ativistas pernambucanos lançam rede de enfrentamento ao racismo ambiental

Marco Zero Conteúdo / 29/02/2024

Crédito: Divulgação

Organizações e coletivos que atuam na luta por justiça climática lançam, neste sábado, 02 de março, a Rede de Governança para o Enfrentamento ao Racismo Ambiental (Gera). O evento acontece no Espaço Cultural do Grupo Bongar da Nação Xambá, em Olinda, a partir das 13h.

A articulação reivindica direitos e reparação para territórios vulnerabilizados da Região Metropolitana do Recife e propõe um modelo de governança territorial ativa que conecta projetos e grupos que têm liderado a luta por justiça climática, desenvolvendo soluções e reivindicando direitos para as populações e territórios vulnerabilizados.

A iniciativa é liderada pelo Instituto InterCidadania, em parceria com o Gris Solidário, Cores do Amanhã, Caranguejo Tabaiares e Tenda Caboclo Flecheiro D’Ararobá.

Durante o evento de lançamento, as coordenadoras do projeto, Joice Paixão e Patrícia Xavier, farão uma explanação sobre o contexto de vulnerabilidade das comunidades ribeirinhas, destacando o papel das políticas públicas no enfrentamento ao racismo ambiental e à crise climática nesses territórios. Além disso, haverá uma roda de diálogo sobre o tema “Racismo Ambiental: cenário global, nacional e local”.

A ocasião também será marcada por uma ação simbólica de homenagem aos três anos de encantamento do músico e ativista Guitinho da Xambá, e pela realização de uma intervenção artística com um mutirão de grafite coordenado pelo Movimento Cores do Amanhã.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.