Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Professor e ambientalista Daniel Galvão será o novo superintendente do Ibama em Pernambuco

Raíssa Ebrahim / 18/08/2023

crédito: acervo pessoal Daniel Galvão

Após recuar da indicação do ex-deputado estadual, ex-vereador do Recife e advogado Wanderson Florêncio (Solidariedade) para a Superintendência do Ibama em Pernambuco, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) emplacou um novo nome para o cargo, desta vez mais técnico e sem carreira na política. Trata-se do ativista socioambiental, cientista e professor universitário Daniel Brandt Galvão, 37 anos, filiado ao partido. Os profissionais do órgão, no entanto, seguem pressionando para que um servidor de carreira do Ibama assuma a função.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), acatou a indicação de Galvão – que recebeu cerca de 7 mil votos na eleição de 2022 para deputado estadual, sua única experiência eleitoral. A portaria de nomeação foi publicada nesta sexta-feira, 18 de agosto, no Diário Oficial da União. A expectativa é que ele seja empossado nos próximos dias.

Daniel é cientista da área ambiental, formado em Engenharia de Pesca, doutorando em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizando pesquisas científicas na área de mudanças climáticas, interação oceano-atmosfera e análises de riscos marítimos. Também é diretor do Instituto Salve Mar, organização social sem fins lucrativos que atua com defesa, conservação, monitoramento e educação ambiental.

Apesar da grande mudança de perfil, a novidade, assim como a indicação de Wanderson, também não agradou os profissionais de carreira do órgão, que defendem, desde o início, a manutenção da engenheira Lisânia Rocha Pedrosa no cargo que ela ocupa há uma década, passando pelos governos Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Em carta publicada no dia 8 de agosto, a Associação dos Especialistas em Meio Ambiente do Ibama (Aema), citando expressões como “moeda de troca” e “prêmio de consolação”, criticou Túlio novamente, afirmando que ele “ainda não percebeu a importância de um servidor da carreira de especialista em meio ambiente para esta função, desmerecendo os princípios da administração pública”.

“Mais uma vez foi indicado um político não eleito a deputado estadual em Pernambuco no pleito de 2022 para ocupar a Superintendência do Ibama em Pernambuco, o Sr. Daniel Brandt Galvão, que não tem experiência em gestão pública e institucional do meio ambiente”, diz a carta. “A sociedade precisa saber que não querem o Ibama independente de ingerência política, mas submisso à indicação partidária”, manifestou a associação.

A Marco Zero falou com a servidora do Ibama Gilvânia da Hora, servidora há 40 anos, e ela afirmou que a associação mantém o posicionamento do dia 8 e aguarda uma nova reunião com o deputado Túlio.

Em julho, após repercussão negativa junto aos servidores, que consideraram o nome “político demais”, Túlio dialogou com os profissionais e com a ministra e reavaliou a indicação de Wanderson, que, na Alepe, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Aema também publicou carta na época falando em “cultura de nomeações e interferências políticas”. Ficou então pactuado que o deputado levaria à Marina uma nova opção, com um perfil diferente.

À reportagem, Túlio contextualizou o novo momento do Ibama após o desmonte do Governo Bolsonaro, reforçou o nome de Daniel como um defensor da política ambiental e enalteceu seu currículo: “Depois de anos sendo escanteado pelo governo anterior, o Ibama está de volta. E ter alguém como Daniel na Superintendência é um passo importante. Ouvimos os servidores e, junto à Ministra Marina, escolhemos um quadro técnico. Daniel é um especialista, tem excelente formação, bastante experiência e tem dado grande contribuição enquanto cientista e ativista. Tenho certeza que, junto aos servidores, fará um trabalho excepcional de reestruturação e valorização do Ibama em Pernambuco”.

Além disso, o parlamentar garantiu, em conversa com a reportagem por telefone, que a nova reunião com os servidores será agendada na próxima semana com o intuito de dialogar e construir junto aos profissionais “esse novo momento de reestruturação do Ibama”.

À MZ, Daniel afirmou que, num primeiro momento, estando no cargo, pretende fazer um diagnóstico junto aos servidores, entender o que precisa ser melhorado a curto, médio e longo prazos dentro do órgão para trabalhar em cima das prioridades e sob um objetivo maior, de fortalecer a instituição. “Isso inclui desde a estrutura física até a estrutura operacional e administrativa, as necessidades dos servidores, entre outros pontos”, detalhou.

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado
AUTOR
Foto Raíssa Ebrahim
Raíssa Ebrahim

Vencedora do Prêmio Cristina Tavares com a cobertura do vazamento do petróleo, é jornalista profissional há 12 anos, com foco nos temas de economia, direitos humanos e questões socioambientais. Formada pela UFPE, foi trainee no Estadão, repórter no Jornal do Commercio e editora do PorAqui (startup de jornalismo hiperlocal do Porto Digital). Também foi fellowship da Thomson Reuters Foundation e bolsista do Instituto ClimaInfo. Já colaborou com Agência Pública, Le Monde Diplomatique Brasil, Gênero e Número e Trovão Mídia (podcast). Vamos conversar? raissa.ebrahim@gmail.com