Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Festival vai levar oficinas de arte e cultura à zona rural de Tracunhaém

Jeniffer Oliveira / 09/07/2024
Na frente, há uma mulher negra de pé à direita, de perfil, usando um vestido estampado e com uma flor vermelha no cabelo. Ao fundo, atrás da pessoa e do campo de cana-de-açúcar, há uma grande torre de eletricidade de metal com várias fiações saindo dela.

Crédito: Arnaldo Sete/Marco Zero

Com uma perspectiva socioambiental, agroecológica, étnico-racial e de gênero nas comunidades rurais, o Sítio Ágatha realiza a segunda edição do festival Rompendo Cercas Transmitindo Resistência, que acontece de 11 a 13 de julho, no próprio Sítio Ágatha e na comunidade Belo Oriente, em Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

O sítio, localizado no assentamento Chico Mendes I, dentro do complexo de assentamentos do Prado, ficou conhecido por ter sido um território afetado pela instalação da Linha de Transmissão Campina Grande III – Pau Ferro. No entanto, apesar da resistência da comunidade, não foi possível impedir que as torres de energia fossem implantadas.

Por isso, hoje, Luíza Cavalcante e Nzinga Cavalcante, as fundadoras do Sítio Ágatha e da associação que leva o mesmo nome, atuam de diferentes maneiras para garantir a sustentabilidade do território e levar o debate sobre os riscos que os complexos de energia podem gerar nos territórios rurais.

Nos dias 11 e 12 de julho serão oferecidas uma série de oficinas gratuitas, para proporcionar momentos de formação artística e cultural para adolescentes, jovens e mulheres do território. As oficinas de Plantas Medicinais e Bioconstrução, acontecerão dia 11 de julho, no sítio Ágatha. Já as oficinas de Fotografia e Serigrafia Artesanal, acontecerão no dia 12, na Associação dos Moradores de Belo Oriente.

No sábado (13), por sua vez, vai acontecer a culminância dessas trocas e a continuidade do festival do com diversas apresentações artísticas na quadra municipal da Escola Anísio Cabral, em Belo Oriente. Com artistas da própria cidade e da Região Metropolitana do Recife, estarão presentes o Maracatu Pavão Dourado, Bell Puã, banda Styllo de Boyzinho, Coco do Catucá e DJ Boneka. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Sítio Ágatha.

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo (UNIAESO), mestranda pelo Programa de Pós-graduação e Inovação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Campus Agreste. Contato: jeniffer@marcozero.org.