Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Acervo de imagens mostra que luta contra violência é bandeira histórica das mulheres em Pernambuco

Giovanna Carneiro / 07/03/2023
Foto em preto e branco com grande grupo de mulheres à frente de faixa branca pintada com a frase Violência contra a mulher, uma guerra cotidiana.

Crédito: Acervo FMPE

No mês que celebra a luta pelos direitos das mulheres do planeta, pesquisadores e integrantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) lançam, nesta sexta-feira, 10 de março, a publicação FMPE: Imagens de Luta, em que a história do movimento feminista no estado é contada em imagens. O material é composto por um livreto, 22 cartões-postais com registros fotográficos de atos políticos realizados por mulheres do Fórum e um cartaz, que serão distribuídos gratuitamente ao público. O lançamento acontece na sede do SOS Corpo, no bairro da Madalena, às 18h. 

A publicação é resultado da pesquisa Rastros e Levantes em Pernambuco, de autoria dos pesquisadores Marcela Lins e Guilherme Benzaquem, e foi realizada com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Durante o desenvolvimento da pesquisa, os autores decidiram dialogar com os movimentos sociais para resgatar memórias da história de luta das mulheres e iniciaram um processo de imersão no acervo do Fórum de Mulheres de Pernambuco. 

“É muito simbólico estarmos lançando essa publicação na semana em que é comemorado o Dia da Mulher porque um dos objetivos desse projeto é rememorar a luta de emancipação das mulheres, que buscam, há anos, criar uma sociedade mais igualitária e justa. É muito importante também poder homenagear a história do Fórum de Mulheres de Pernambuco, um movimento que nasceu no período da redemocratização e segue firme até hoje”, afirmou Marcela Lins. 

As imagens selecionadas retratam os atos políticos e de formação. Crédito: Acervo do FMPE.

A seleção das imagens que compõem a publicação, e que serão reproduzidas e distribuídas em formato de cartões postais, foi feita coletivamente a partir de uma oficina de memória realizada pelo FMPE em 2022. O grupo elegeu como prioridade no processo de seleção a representação das mulheres em coletividade, participando de manifestações públicas reivindicatórias e em atividades de organização e formação.

Algumas das imagens escolhidas foram registradas nas mobilizações do 8M que ocorreram entre 1989 e 1991 e integram o acervo fotográfico do Fórum das Mulheres de Pernambuco, entidade protagonista na luta pelos direitos sociais, econômicos, políticos e reprodutivos.

No processo de edição, Marcela Lins e Guilherme Benzaquen contaram com a parceria da comissão de Memória do FMPE, coautores da pesquisa iconográfica e editorial, e a orientação da pesquisadora Fabiana Bruce. A publicação foi impressa na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com 200 exemplares que serão distribuídos ao público interessado, movimentos sociais e instituições públicas. 

Imagem presente na publicação FMPE - Imagens de Luta. Crédito: Acervo FMPE

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.