Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Jornalismo, política e comunicação popular em debate. Acompanhe a agenda da Marco Zero e participe!

Marco Zero Conteúdo / 01/10/2019

Outubro começa hoje e, na Marco Zero, as discussões sobre jornalismo, política e comunicação popular estão mais intensas do que nunca. Convidamos você a marcar na agenda as programações a seguir e acompanhar tudo com a gente.

De hoje até a próxima quinta-feira (3), o momento político atual será o centro das discussões no seminário “Que país é esse? – Comunicação e Política em uma Democracia em Crise”. O evento acontecerá no Auditório Professor Denis Bernardes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Marco Zero é parceira na organização do evento. O seminário também acontece em comemoração ao aniversário de quatro anos do nosso coletivo e de três anos do Programa Fora da Curva. As conferências serão exibidas ao vivo no canal da UFPE no Youtube e no Facebook do Programa Fora da Curva.

Na quarta-feira (2), também estaremos no Rec’n Play Festival a partir das 12h15. A Marco Zero participará da mesa “Se não incomoda ninguém, não serve para nada: o papel do jornalismo na análise crítica dos fatos”, na sala espetáculo do Teatro Apolo. Fazem parte da discussão o jornalista e professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Lula Pinto, representando a Marco Zero, o editor executivo do The Intercept Brasil, Leandro Demori, e a jornalista e professora da UFPE, Fabiana Moraes, como mediadora. As inscrições podem ser feitas no site do festival.

bannerAssine

Já para o final de semana, está prevista uma imersão de aprendizados para os inscritos nas oficinas Jornalismo e Periferias. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e, no Recife, a parceria é com a gente. O objetivo do curso é compartilhar técnicas e ferramentas de jornalismo para fortalecer o trabalho de reportagem nas periferias e áreas de maior vulnerabilidade. Na capital pernambucana, a parceria local foi feita entre a Marco Zero e o coletivo Caranguejo Uçá. As oficinas acontecerão a partir da tarde da sexta-feira (4) e durante o sábado na Unicap, mas no domingo a programação será realizada na Ilha de Deus. Você pode acompanhar a cobertura nas nossas redes sociais.

Também no sábado (5), marcaremos presença no II Encontro Estadual de Direito à Comunicação, com a apresentação do Mapa da Comunicação Popular. O intuito da apresentação é explicar como funciona essa pesquisa inédita que pretende listar, divulgar, conectar e fortalecer iniciativas de comunicação popular presentes no Grande Recife, cujos perfis serão registrados em formato de mapa interativo e georreferenciado na internet. Queremos chamar essas iniciativas para se inscreverem no formulário do mapa. O encontro organizado pelo Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) será realizado das 9h às 22h do sábado, no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda. O tema desse ano é: “Comunicação e Existência: Como você tem feito?”. Contamos com a sua presença.

Ainda, entre os dias 18 e 20 de outubro, no Rio de Janeiro, será realizado o Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. Fazemos parte do conselho curador do festival ao lado de 13 veículos nativos digitais brasileiros: ((o)) eco, Congresso em Foco, É Nois, Poder 360, Colabora a Agência Lupa, Agência Pública, Jota, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Reporter Brasil. Junto ao portal de jornalismo independente Alma Preta (SP), ministraremos o workshop Leitura Critica de Mídia e Conteúdos Online.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.