Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

“Negritude sem identidade”: livro de professor da UFPE será lançando nesta quinta-feira

Jeniffer Oliveira / 07/11/2023

Crédito: Divulgação

Na próxima quinta-feira (09), vai acontecer o lançamento do livro “Negritude sem identidade”, do doutor em filosofia e professor da Universidade Federal de Pernambuco Érico Andrade, na Galeria Maumau, no Espinheiro, Zona Norte do Recife. O evento vai começar a partir das 19h30, com a mediação de Lilian Rodrigues e participação dos artistas Sophia Willian e Fykya Pankararu.

Não por acaso, o lançamento acontece no mês da consciência negra para reforçar o debate abordado no livro sobre negritude e desconstrução de identidades coloniais, trazendo uma perspectiva de aquilombamento, com a presença de artistas, estudiosos e empreendedores negros.

“Esse livro, compõe várias camadas, vários elementos da discussão da negritude e que não poderia ser mais interessante lançá-lo no mês da consciência negra para mostrar que a própria consciência negra é diversa, porque nós pessoas negras somos diversos e diversas”, afirma o autor Érico Andrade.

O principal foco da obra é criticar a noção de identidade colonial para pensar subjetividade da experiência de ser negro, propondo uma narrativa singular das pessoas negras a partir do relato pessoal do autor. Com discussões sobre o racismo na filosofia moderna e os seus impactos no Brasil e a construção da racialização, conversando com a psicanálise para romper com o identitarismo branco.

O livro está sendo publicado pela N-1 Edições e o lançamento produzido pela Distro Dysca, que estará com diversos títulos assinados pela editora. 

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.