Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

ONG está reformando casas de 50 famílias de crianças com microcefalia causada pelo Zika vírus

Marco Zero Conteúdo / 19/05/2023
Família composta por Pai, mãe, avó e cinco crianças, uma delas com microcefalia está no colo do pai, sentado em um sofá. Todos estão lado a lado, olhando para a câmera.

Crédito: Jonathan Lima/Habitat Brasil

Cinquenta famílias do agreste pernambucano com crianças portadoras de microcefalia, provocada pela infecção do vírus Zika, que vivem em condições precárias de moradia, terão suas casas reformadas pela organização não governamental Habitat para a Humanidade Brasil. A intenção é reduzir os danos provocados pelo impacto da doença em Pernambuco, epicentro da epidemia ocorrida em 2015, com o maior número de casos de microcefalia notificados no país.

Oito anos após o surto do Zika vírus no Brasil, mas, ainda hoje, as famílias atingidas continuam a sofrer as consequências e sequelas deixadas pela doença. No estado, vivem pelo menos 400 crianças, nascidas durante ou logo após a epidemia, que desenvolveram malformações do sistema nervoso e necessitam de cuidados especiais permanentes.

De acordo com a equipe técnica da Habitat Brasil, a mobilidade dentro de casa é um dos pontos que mais requer atenção e altera drasticamente a rotina diária. Problemas respiratórios também atingem muitas dessas crianças. Por isso, a entidade desenvolveu o projeto e captou recursos para reformar as casas de 50 famílias nos municípios de Caruaru, Bonito, Limoeiro, Vertentes, Poção e Brejo da Madre de Deus. Ao todo, a ONG obteve R$ 480 mil, possibilitando obras no valor de R$ 9,6 mil para cada residência.

As obras do projeto já começaram e só devem terminar em outubro deste ano. As reformas são executadas por profissionais das comunidades onde moram as famílias, que a ONG chama de “parceiros locais”. As reformas incluem ampliação de banheiros, construção de rampas de acesso, reparos de infiltrações e vazamentos, substituição ou melhoria de instalações elétricas, por exemplo.

A gerente de Programas da Habitat Brasil, Mohema Rolim, explica a razão da entidade ter adotado este foco em sua atuação no Brasil: “a síndrome atingiu, em sua maioria, uma população pobre, preta e periférica. Então, esse projeto pensa, sobretudo, nas mães que, muitas vezes, estão sobrecarregadas com as funções do dia a dia e os cuidados especiais que dedicam às crianças. As melhorias nessas casas buscam minimizar e facilitar o trabalho delas com os seus filhos, oferecendo melhoria da salubridade do imóvel, da mobilidade da criança e proporcionando novos espaços para elas fazerem seus exercícios, além de uma melhor locomoção para a família”.

Em 2020, durante a pandemia, a Habitat Brasil já havia realizado uma ação de apoio emergencial para mais de 300 famílias de crianças com microcefalia em Pernambuco, em parceria com o grupo União Mães de Anjos, distribuindo kits de limpeza e itens de higiene para se protegerem do coronavírus. Em 2021, 32 famílias foram beneficiadas com melhorias habitacionais. Agora, na segunda etapa do projeto, serão mais 50.

O que é a Habitat Brasil

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir moradia digna para pessoas em condições de pobreza. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades. No Brasil, a organização já realizou ações em 24 estados.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado
AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.