Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Pretas Juntas assumem mandato como covereadoras na vaga de Dani Portela

Marco Zero Conteúdo / 01/02/2023
Duas mulheres negras sorrindo, sentadas atrás de uma bancada de cor marrom clara. Á direita, mulher jovem, de cabelos longos, usando blusa de cor clara e óculos de aro branco. À esquerda, mulher negra, de cabelos presos, com blusa colorida.

Crédito: Thiago Paixão/Pretas Juntas

Enquanto Dani Portela tomava posse para exercer o terceiro mandato do PSOL na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a vaga deixada por ela na Câmara Municipal do Recife foi preenchida por mais um mandato coletivo. As Pretas Juntas saíram da primeira suplência e assumiram a titularidade do mandato na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro. O mandato será exercido pelas covereadoras Elaine Cristina e Débora Aguiar que, em 2020 obtiveram 2.965 votos.

Este será o primeiro mandato da federação partidária PSOL/Rede, pois cada uma das covereadoras é filiada a um dos dois partidos.

Em seu discurso de posse, Elaine Cristina afirmou que o mandato é “a junção da força que só as mulheres mães desta cidade conhecem. Nós, mulheres negras, vivemos o transporte público, o SUS, a educação, a assistência social, e por isso sabemos o que precisamos fazer para melhorar a vida das pessoas dessa cidade’’.

As covereadoras, que se apresentam como “mandata coletiva”, da mesma forma que as Juntas Codeputadas faziam na Alepe, anunciaram que a equipe será formada 100% por pessoas negras, de maioria de mulheres (cis e trans), negras e periféricas, e pretende atuar na fiscalização das políticas públicas municipais, priorizando os direitos das mulheres, crianças, população LGBTQia+ e juventude negra”.

Quem são as covereadoras?

  • Elaine Cristina, do PSOL, é moradora de Roda de Fogo, zona oeste, e faz parte do coletivo Mães Independentes que luta pela descriminalização da maconha, através do seu uso terapêutico e cultivo doméstico. Elaine foi a segunda mulher no Nordeste a conseguir na Justiça o direito de plantar maconha e produzir o remédio à base da planta para tratar seu filho, João Pedro, que convive com hemimegalencefalia, uma rara malformação congênita do cérebro.
  • Débora Aguiar, filiada à Rede, é educadora social e integra o Coletivo de Mães Ranúsia Alves e a Renfa (Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas), ambos grupos que pautam as discussões sobre a política de drogas e seus desdobramentos, como o encarceramento e extermínio da juventude negra.

Também assumiram mandatos de vereadores os suplentes Weberson Florêncio (Podemos), na vaga que Júnior Tércio (PP), eleito deputado estadual, e Ronaldo Lopes (PSC), suplente de Renato Antunes (PL).

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.