Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto cria hortas comunitárias e quintais produtivos em terrenos baldios do Grande Recife

Giovanna Carneiro / 26/06/2023
Grupo de mulheres plantam hortaliças em terreno junto a um barraco de favela.

Crédito: divulgação / Centro Sabiá

O Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, em parceria com a Casa Mulher do Nordeste e a organização não governamental Fase, realizou o Seminário Agricultura Urbana – Produzindo Comida de Verdade e Gerando Qualidade de Vida. O encontro reuniu mais de 50 agricultoras da Região Metropolitana do Recife para promover uma troca de experiências e celebrar a finalização do projeto de fomento à produção alimentar em hortas comunitárias e quintais produtivos em 15 comunidades.

Com o objetivo de incentivar as famílias a produzirem seus próprios alimentos em terrenos antes inutilizados e, assim, criar hortas comunitárias que possam fortalecer uma economia criativa e o acesso a alimentos de qualidade, o projeto atendeu 280 pessoas em 15 comunidades da Região Metropolitana do Recife.

A iniciativa de fomento à agricultura comunitária teve início em julho de 2022 e é fruto da emenda parlamentar do deputado federal Túlio Gadelha (Rede), aprovada por meio do Termo de Fomento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O projeto também tem apoio da organização Misereor.

De acordo com a assessora técnica do Centro Sabiá, Simone Arimatéia, o projeto possibilitou a criação de espaços agricultáveis dentro da cidade. “Locais que eram de confinamento de lixo ou áreas de aterro ganharam vida e começaram a produzir alimentos. Em um ano de projeto a ação implantou diversas hortas comunitárias e realizou o acompanhamento em lugares onde não se pensou que era possível produzir comida com qualidade”, disse a assessora. 

Mulheres são protagonistas

Chama a atenção a forte presença feminina no encontro da agricultura urbana responsável pela criação das hortas comunitárias e quintais produtivos. A iniciativa do Centro Sabiá é composta por uma maioria de mulheres, que representam mais de 80% dos beneficiários do projeto, sendo 36% de mulheres negras.

“Nesses territórios onde estamos atuando o perfil majoritariamente encontrado é de mulheres. Mulheres mais velhas, maduras e algumas já idosas. Muitas delas são mulheres pretas, periféricas e em situação de vulnerabilidade social. Pessoas que já passaram pelo mercado de trabalho, mas que perderam o emprego e não conseguiram mais voltar ou pessoas que nunca nem estiveram no mercado de trabalho. Essas condições faz com que essas mulheres procurem espaços de acolhimento para conseguir tocar suas vidas e se envolvam em ações como essa, que proporcionam uma independência para elas produzirem o próprio alimento e de suas famílias”, declarou Simone Arimatéia.

A agricultora Dianira Lima, moradora da Vila Independência, no bairro Vasco da Gama, zona norte do Recife, é uma das beneficiárias do projeto e integrante da horta comunitária “Resistir é preciso”.

“Quando recebi o convite para participar da horta comunitária urbana foi um grande desafio, mas também uma oportunidade de adquirir muito conhecimento. E está valendo muito a pena porque lidar com a terra, aprender a plantar, a colher, cuidar e preparar a horta é de grande importância e nos proporciona a colheita da alimentação orgânica e saudável”, declarou Dianira.

Marleide Monteiro, moradora do bairro de Passarinho, no Recife, também integra o projeto e afirma que, graças à iniciativa, é uma agricultora em formação: “Eu me sinto, sim, uma agricultora porque mesmo em um espaço pequeno, um quintal, através das minhas mãos e do aprendizado com outras mulheres, eu também criei uma horta na minha comunidade e isso é maravilhoso”.

Projeto viabilizou a criação de hortas e quintais produtivos em 12 comunidades. Crédito: Divulgação / Centro Sabiá.

Articulação política da agricultura urbana

Além do processo de aprendizado da agroecologia e da doação de equipamentos para viabilizar a agricultura nas hortas comunitárias, as integrantes do projeto participaram de diversas atividades e encontros para tratar de temas variados como medicina popular e comercialização de produtos. A conexão entre as agricultoras resultou no fortalecimento da Articulação de Agroecologia e Agricultura Urbana e Periurbana da RMR.

“Um dos nossos objetivos neste encontro de encerramento do projeto é construir uma incidência política para poder pautar políticas públicas para a agricultura urbana na Região Metropolitana do Recife”, afirmou a coordenadora técnica pedagógica do Centro Sabiá, Anierica Almeida.

As agricultoras presentes no encontro avaliaram o Plano de Agricultura Urbana e Periurbana Agroecológica e Pesca Artesanal Urbana para a Segurança Alimentar na RMR, que foi produzido em formato de carta-compromisso nas últimas eleições e entregue a agentes políticos de Pernambuco. As reformulações apontadas pelas agricultoras, – como a garantia de acesso à água e um melhor mapeamento dos territórios – , serão incorporadas ao documento que deve ser aprimorado e apresentado aos políticos nas eleições municipais de 2024.

“Nosso objetivo com esse documento é procurar as prefeituras municipais para pressionar e buscar apoio na criação de leis e também na dotação orçamentária de políticas públicas para os agricultores familiares e também pescadores artesanais”, disse Simone Arimatéia.

O seminário de encerramento do projeto aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, no Recife. Crédito: Divulgação/Centro Sabiá

Confira quais foram as hortas beneficiadas pelo projeto:

  • Horta Guerreiras da Palha – Comunidade Palha de Arroz, Recife
  • Horta Semeando Resistência – Comunidade Caranguejo Tabaiares, Recife
  • Horta Macambira – Comunidade Lab Macambira, Jaboatão dos Guararapes
  • Horta da Comunidade Vale da Paz – Maranguape I, Paulista
  • Horta Resistir é Preciso – Vila Independência, Recife
  • Horta Carolina de Jesus – Ocupação Carolina de Jesus, Recife
  • Quintais produtivos – Comunidade do Totó, Recife
  • Horta Creuza Maria – Tiúma, São Lourenço da Mata
  • Sementeira Esperança – Comunidade XV de Novembro, Paulista
  • Horta das Margaridas – Ocupação Aliança com Cristo, Recife
  • Quintais produtivos – Comunidade Passarinho, Recife
  • Horta Aeweossain – Sítio de Pai Adão, Recife
  • Ocupação Sítio dos Pescadores – Comunidade do Bode, Recife
  • Horta Popular Agroecológica Dandara – Peixinhos, Recife
  • Horta 8 de Março – Ocupação 8 deMarço,Recife

Esta reportagem foi produzida com apoio doReport for the World, uma iniciativa doThe GroundTruth Project.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.