Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Raquel Lyra desce do Palácio para receber feministas

À noite e ao ar livre, Raquel Lyra discursa usando microfone em meio à multidão, com pessoas que fazem foto dela usando celulares, tendo uma bandeira vermelha do MST ao fundo.

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

Na tarde desta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, movimentos sociais feministas se reúnem no Parque Treze de Maio, na área central do Recife, para realizar o ato em defesa da luta por direitos das mulheres. Neste ano, a mobilização aconteceu sob o extenso lema “Mulheres nas ruas contra: o racismo, o feminicídio, o transfeminicídio, o encarceramento em massa, pela legalização do aborto, por uma democracia popular e sem anistia para golpistas”.

Ao fim da manifestação, a governadora Raquel Lyra, a vice Priscila Krause e as mulheres que compõem o primeiro escalão do governo desceram para a porta do Palácio do Campo das Princesas e, surpreendentemente, misturaram-se às militantes feministas. Pouco antes, ela havia prometido receber as lideranças das organizações, mas as coisas não aconteceram exatamente como havia sido combinado. Ela desceu e ficou diante das representantes dos movimentos que, em meio à multidão, leram um documento com reivindicações para a implementação de políticas públicas de enfrentamento da violência de gênero contra mulheres.

Entre os itens apresentados estavam a criação de programas de empregabilidade para mulheres, fortalecimento das instituições de saúde e segurança para as mulheres. A governadora propôs a criação de um grupo de trabalho para definir as políticas públicas com, sem detalhar qual seria sua composição ou cronograma de atividades.

No meio do caminho do Treze de Maio, as militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que estavam acampadas na praça do Derby, desde segunda-feira, dia 6, juntaram-se à multidão.

Vídeo: Giovanna Carneiro/MZ Conteúdo

8 de março, data do calendário político

Não foram só as organizações da luta das mulheres que marcaram presença no ato. Servidoras públicas e professoras que integram o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) participaram defendendo a campanha salarial educacional de 2023, com reajuste de salários e pagamento do piso da carreira.

Ao lado delas, estavam as ativistas contra o encarceramento em massa de mulheres com faixas e bandeiras onde se lia que “a prisão é uma questão feminista”. Com essa afirmação as mulheres do movimento Liberta Elas defendem os direitos de presidiárias e ex-presidiárias, que enfrentam diversas violências dentro e fora do cárcere. Para Alane Pereira, do Liberta Elas, a importância de estar no ato é levantar temas “como a presença de agentes penais homens nas cadeias femininas, a dificuldade das ex-presidiárias em conseguir emprego e voltar ao mercado de trabalho”.

Adriana do Nascimento, que também participa da organização da Marcha das Margaridas – mobilização nacional de mulheres camponesas -, comentou sobre o simbolismo da articulação entre as lutas conjuntas do campo e da cidade: “Somente somando forças podemos ampliar nossos espaços e estabelecer um diálogo com a governadora e a vice, pois é importante que duas mulheres estejam à frente do estado”.

Representante da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) na comissão organizadora do ato, Maria Daniela lembrou o fato do estado ter uma das maiores taxas de homicídios de travestis e transexuais. “Não é à toa que Pernambuco tem tantas mortes de pessoas trans. Precisamos estar juntas para combater isso”, afirmou.

O protagonismo das mulheres negras no ato do 8 de março já é rotina. Luísa Carolina, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco chamou a atenção para o fato das celebrações do Dia Internacional da Mulher estar acontecendo novamente em ambiente democrático: “É preciso destacar que este 8 de março acontece numa democracia em reconstrução. O papel das mulheres nesse novo modelo de democracia é fruto de nossa luta histórica por acesso a direitos”.

Adriana, da Marcha das Margaridas, disse que era preciso envolver governadora no debate. Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTORES
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.

Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.