Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Nova plataforma permite comparar atuação de políticos que pretendem se reeleger

Giovanna Carneiro / 25/08/2022
ilustração em fundo negro com a silhueta do prédio do Congresso Nacional em Branco no centro da imagem. Abaixo, também em letras brancas, o nome da plataforma: ReeLegis

Crédito: Ascom/UFPE

O Laboratório de Ciência Política Computacional e Experimental, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou a plataforma ReeLegis, uma ferramenta que permite comparar o desempenho político de deputados e deputadas federais que atuaram entre os anos de 2019 e 2022. 

O projeto, desenvolvido por Renata Cavalcanti e Bhreno Vieira, doutorandos em Ciência Política da UFPE, e supervisionado pelo professor Davi Moreira, tem o objetivo de fornecer aos eleitores informações relevantes para auxiliar em suas escolhas na votação deste ano. 

Na plataforma interativa, disponível no site ReeLegis, o usuário pode conhecer quais assuntos foram priorizados pelos candidatos à reeleição e compará-los. A ferramenta pode ser utilizada de dois modos: o usuário pode escolher o parlamentar de modo individual no seu distrito eleitoral (voto no parlamentar individual) ou pode escolher um partido político (voto na legenda partidária).

Utilizando métodos de ciências de dados e aprendizagem computacional, a plataforma conseguiu obter uma probabilidade geral de 79% de acerto. A ReeLegis foi desenvolvida com a linguagem Python e com um processamento de dados feito através da linguagem R, apropriada para análise estatística e produção de gráficos. A partir disso, os cientistas utilizaram o Structural Topic Model (STM) para descobrir quais são os temas mais relevantes nas propostas apresentadas pelos parlamentares. 

A ferramenta analisou mais de 30 mil propostas, entre Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição e Projetos de Lei Complementar, e fez um levantamento utilizando as “palavras-chave” presentes em cada proposta apresentada pelos deputados e deputadas federais. Todas as propostas analisadas pela ferramenta foram obtidas através do portal da Câmara de Deputados.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.