Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Teresa Leitão é a primeira senadora da história de Pernambuco

Raíssa Ebrahim / 02/10/2022
Foto com Teresa Leitão, uma mulher branca, de óculos e cabelos na altura dos ombros, usando uma camisa vermelha de Lula e fazendo o L com a mão direita. Ao fundo, em segundo plano, uma multidão de militantes. Foto em ambiente noturno

Crédito: Mariana Leal

Teresa Leitão (PT), 70 anos, foi eleita senadora de Pernambuco com pouco mais de 2 milhões de votos (46% do total de votos válidos). A deputada estadual será a primeira mulher da história do estado a assumir uma cadeira no Senado. Em segundo lugar, ficou o bolsonarista Gilson Machado (PL) com 1,3 milhões dos votos (quase 30%), seguido de longe pelo deputado federal André de Paula (PSD), com 550 mil votos.  

Formada em pedagogia, professora aposentada e sindicalista, ela está no quinto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Teresa é mãe e avó e tem um currículo ligado a pautas que tratam de educação, mulheres, direitos do trabalhador, serviço público, cultura e direitos humanos. São esses os temas que a senadora da Frente Popular promete levar à Brasília.

Quadro histórico do Partido dos Trabalhadores, filiada desde o ano 2000, ela é líder do PT na Alepe e coordenadora do setorial nacional de Educação do partido. Foi fundadora e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Senadora do ex-presidente e candidato Lula (PT) e contando com o apoio da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Teresa iniciou a campanha atrás nas pesquisas, mas logo ultrapassou os adversários e, a partir daí, se manteve isolada na dianteira das pesquisas. O candidato a governador Danilo Cabral (PSB) não foi essencial para a vitória dela. Eles, inclusive, tiveram diversas agendas separadas ao longo do período eleitoral.

Na última sexta-feira (30) à noite, Teresa sofreu uma queda durante atividade de campanha da Frente Popular no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Diagnosticada com uma fratura no fêmur, ela foi operada no sábado (1) para colocação de um pino. No domingo (2), foi liberada para votar.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Raíssa Ebrahim
Raíssa Ebrahim

Vencedora do Prêmio Cristina Tavares com a cobertura do vazamento do petróleo, é jornalista profissional há 12 anos, com foco nos temas de economia, direitos humanos e questões socioambientais. Formada pela UFPE, foi trainee no Estadão, repórter no Jornal do Commercio e editora do PorAqui (startup de jornalismo hiperlocal do Porto Digital). Também foi fellowship da Thomson Reuters Foundation e bolsista do Instituto ClimaInfo. Já colaborou com Agência Pública, Le Monde Diplomatique Brasil, Gênero e Número e Trovão Mídia (podcast). Vamos conversar? raissa.ebrahim@gmail.com