Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

8M: mulheres pedem fim da política de fome e morte do governo Bolsonaro

Raíssa Ebrahim / 08/03/2022

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

Mais de duas mil mulheres marcharam pelas ruas do Centro do Recife neste 8 de Março para pedir o fim da política de fome e de morte do governo Bolsonaro. Plurais e diversas, elas construíram um 8M histórico e se juntaram a tantas outras mulheres ao redor do Brasil e do mundo na luta contra o machismo, o racismo, o feminicídio e o transfeminicídio.

O ato se concentrou no Parque 13 de Maio, às 15h, e saiu às 17h em direção ao Pátio do Carmo. As batucadas reuniram diversos grupos: mulheres negras, brancas, indígenas, jovens, idosas, LBTQIAP+, trabalhadoras domésticas, mulheres com deficiência, vivendo a fé de diversas formas e que também estavam ali representando as mulheres encarceradas.

crédito: Arnaldo Sette/Marco Zero

Duas pautas urgentes da classe trabalhadora marcaram este 8M. Uma foi a mobilização nacional em defesa do piso salarial da enfermagem, categoria em que mulheres são 85% das enfermeiras, técnicas e auxiliares. Houve atos em diversas cidades pela manhã.

A outra é a greve de professores e professoras municipais, iniciada nesta segunda-feira (7), para que a Prefeitura do Recife cumpra a lei federal que estabelece o piso salarial.

No país em que mais de 50 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, uma mulher é assassinada a cada duas horas, sendo que 66% delas são negras. São sobretudo as negras os principais alvos da política da perda de direitos e do desemprego.

crédito: Arnaldo Sette/Marco Zero

O Brasil é o campeão mundial em morte materna em decorrência da covid-19, que já vitimou mais de 630 mil pessoas. É o quarto país do mundo que mais mata mulheres cis e número um em assassinato de mulheres trans e travestis – estas têm sofrido uma escalada da violência em Pernambuco desde o ano passado.

Ao final do ato no Recife, as mulheres homenagearam as 37 vítimas de feminicídio em Pernambuco no ano de 2021 e fecharam o 8M dando as mãos numa grande ciranda.

Acesse aqui o manifesto do 8M Recife, com análise de conjuntura assinadas por diversos grupos de mulheres: Rede Autônoma de Travestis e Transexuais de Pernambuco (Ratts), Marcha Mundial das Mulheres, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Movimentos Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão (MBMC), Amotrans, MST, MTST, Secretaria de Mulheres PT, Frente Pernambuco pela Legalização e Descriminalização do Aborto, Renfa, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Coletivo de Mulheres da CUT, Coletivo Classista Ana Montenegro (CFCAM-PE), Juventude Operária Cristã (JOC), Liberta Elas, Resistência Feminista, Ameciclo, Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Cebes e Mulheres da Consulta Popular.

Seja mais que um leitor da Marco Zero…

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero

AUTOR
Foto Raíssa Ebrahim
Raíssa Ebrahim

Vencedora do Prêmio Cristina Tavares com a cobertura do vazamento do petróleo, é jornalista profissional há 12 anos, com foco nos temas de economia, direitos humanos e questões socioambientais. Formada pela UFPE, foi trainee no Estadão, repórter no Jornal do Commercio e editora do PorAqui (startup de jornalismo hiperlocal do Porto Digital). Também foi fellowship da Thomson Reuters Foundation e bolsista do Instituto ClimaInfo. Já colaborou com Agência Pública, Le Monde Diplomatique Brasil, Gênero e Número e Trovão Mídia (podcast). Vamos conversar? raissa.ebrahim@gmail.com