Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Representatividade política de gênero no Agreste e Sertão de PE

Marco Zero Conteúdo / 02/11/2020

Cladisson Rafael, Géssica Amorim, Layane Lima, Maria Souza e Márcio Correia*

No próximo dia 15 de novembro, 148 milhões de brasileiros e brasileiras estarão aptos e aptas a votar nas eleições realizadas nas 5.569 cidades do país. Deste número, a maioria é formada por mulheres: elas são 52,49% do eleitorado, ou 77.649.569 milhões de pessoas. Os homens representam 47,48%: estão em 70.228.457 milhões.

Mas apesar de todas as discussões sobre paridade existentes no meio político atual, a quantidade de candidaturas de mulheres para as prefeituras aumentou somente 0,1% em relação a 2016, quando aconteceram as últimas eleições municipais. Já em relação às candidaturas para as câmaras municipais, o aumento foi de 1,3%. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que, do total de 505.461, 173.710 (34,37%) são mulheres disputando vagas nas Câmaras Municipais.

Este ano, concorrendo especificamente às prefeituras, elas representam apenas 13,05%, ou seja, 2.945 dos 19.123 candidatos e candidatas em todo o país. Esse percentual é ainda menor quando se trata de candidaturas de mulheres negras ou pardas. Homens brancos representam mais da metade dos candidatos às prefeituras (55%).

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei de Eleições. De acordo com o dispositivo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

No entanto, a lei — como os escândalos envolvendo o PSL e as candidaturas de mulheres usadas de maneiras fraudulentas — é muitas vezes burlada para dar ainda mais poder aos homens que concorrem a cargos eletivos. Nesta reportagem, estudantes do Observatório da Vida Agreste, campus Caruaru da UFPE, ouviram mulheres candidatas das cidades de Caruaru, Surubim, Lagoa dos Gatos, todas no Agreste pernambucano, e ainda em Betânia, Sertão do Moxotó.

O especial está dividido em 5 partes e, em cada uma há um perfil de uma mulher candidata. Os links para todo o especial seguem no fim de cada matéria.

LEIA MAIS:

As eleições numa cidade sertaneja com nome de mulher

Em Surubim, candidatas têm várias bandeiras e uma causa

Mulheres tentam abrir mais espaço no cenário político de Caruaru

Sem representação nos espaços de poder em Lagoa dos Gatos

* Especial produzido pela equipe de reportagem do Observatório da Vida Agreste (OVA), parceiro da Marco Zero Conteúdo, conta histórias e propostas de candidaturas de mulheres no interior de Pernambuco.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.