Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

A imagem mostra uma vista através de uma janela quadrada, vista de dentro de um quarto com pouca iluminação. A moldura da janela é simples e não possui vidro. No lado esquerdo da janela, há uma persiana de madeira desgastada, pintada de vermelho, com grande parte da tinta descascada, revelando a madeira nua por baixo. Através da janela, é possível ver uma paisagem composta por colinas ondulantes cobertas de vegetação verde sob um céu nublado. O contraste entre o interior escuro e a cena natural mais clara do lado de fora torna essa imagem interessante, pois enquadra um vislumbre da natureza de dentro de um espaço fechado,

Crédito: Inês Campelo/Marco Zero

A reinvenção do Nordeste

Marco Zero Conteúdo / 25/06/2024

Crédito: Inês Campelo/Marco Zero

Por séculos, as únicas tragédias provocada pelo clima no Brasil eram as “secas do Nordeste”, como diziam as manchetes dos jornais e os noticiários da televisão. As imagens de crianças famintas, migração em massa e gado morto construíram o estereótipo da região como um peso para o resto do país. As elites locais reforçavam esse estigma com seus líderes políticos sempre exigindo mais verbas do Governo Federal.

Por isso, soou assustadora a projeção de que o Nordeste brasileiro será uma das três regiões do planeta que mais irá sofrer com secas prolongadas e aumento do calor provocado pelo aquecimento global – as outras duas são o sul da Europa e da Austrália.

Os efeitos das mudanças climáticas já são percebidos, mas o cenário não é de tragédia. Para entender o que está acontecendo, entre o final de maio e os primeiros dias de junho, equipes da Marco Zero visitaram comunidades na Bahia, Ceará e Paraíba em parceria com a Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural de Agroecologia (Rede Ater NE).

O resultado dessas viagens será apresentado na série de reportagensA reinvenção do Nordeste. Nas próximas semanas vamos contar como a sociedade civil se articulou de maneira inédita na história do país para construir soluções capazes de, ao mesmo tempo, gerar renda, produzir alimentos e conservar o ambiente.

Leia todas as reportagens do especial:

MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO:
AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.