Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

O frevo, ritmo que pulsa nas ruas e nas veias de Pernambuco, é também uma linguagem de resistência, memória e criação. Mais do que uma herança cultural, ele se reinventa a cada passo, em cada esquina e em cada nova geração que se reconhece nesse compasso vibrante.
É a partir dessa inquietação e da vontade de entender como o frevo permanece vivo que nasce o projeto de extensão Cartografias do Frevo, desenvolvido por professores e alunos do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A iniciativa busca mapear a contemporaneidade do frevo a partir de entrevistas com mestres, músicos, passistas e artistas que reinventam o ritmo. Conduzido pela professora Ana Paula Campos, o projeto reúne estudantes de diferentes cursos da universidade e se dedica a registrar histórias de vida, práticas e experimentações que mantêm o frevo vivo e em transformação.
As entrevistas resultaram em uma série de onze reportagens que a Marco Zero publicará na íntegra a partir de uma parceria com o projeto Cartografia do Frevo. A série está organizada em três blocos, que dialogam com as múltiplas dimensões do frevo:
Ao reunir histórias, reflexões e experiências de quem mantém o frevo em ebulição, a série Cartografias do Frevo propõe um olhar para o presente — um mapa afetivo e cultural que mostra que o ritmo, nascido da luta e da alegria, segue sendo um território fértil de invenção e pertencimento.
Leia aqui as entrevistas completas:
Bloco 1 – Memórias e Preservação
Carlos Dantas // Museu Levino Ferreira e o desafio de manter viva a memória do frevo
Luiz Vinícius Maciel // No ritmo do frevo, pulsa a história de Pernambuco
Mestre Tonho das Olindas // Ser frevo é ser capoeira
Bloco 2 – Releituras e Futuro
Catarina DeeJah // Carnaval vivido o ano inteiro
DJ Dolores // O Enigma do Frevo
Flaira Ferro // A ousadia em mostrar que o frevo é vivo
Leonardo Pellegrim // Inovar não é trair a tradição
Alexandre Urêa // Quando a tradição cruza com a ousadia de experimentar
Bloco 3 – Frevo segue vivo nas ruas
Luciana Veras // É na rua que o frevo faz revolução
Maria Flor // O frevo não pode ser resumido apenas a uma sombrinha colorida
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.