Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Evento discute direitos humanos das pessoas idosas no contexto da pandemia

Marco Zero Conteúdo / 25/08/2022

Crédito: Péricles Chagas/Divulgação

Os direitos dos idosos e idosas abrigados em instituições de longa permanência serão discutidos a na sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de agosto, na II Jornada de Direitos Humanos em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas. Especialistas e profissionais diretamente ligados a esse público participarão das discussões sobre educação, saúde mental, atividades físicas, saúde e assistência social, que acontecerão no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência (Sindsprev-PE), no bairro da Guabiraba.

Mais de 24 instituições do estado enviarão representantes para a II Jornada. A ideia é estimular trocas de experiências e práticas, focando o debate na importância do planejamento de ações, a disponibilização de recursos e a garantia dos direitos a essa população no contexto de arrefecimento da pandemia da covid-19.

Elizângela Martins, coordenadora do Programa Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da organização não governamental Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), uma das organizadoras do evento, explicou que “é muito importante retomar essa discussão, que foi iniciada pelo CDC em 2019, com a realização da primeira jornada. A pandemia veio logo em seguida, demonstrando a urgência e necessidade de se pautar as políticas públicas para esse segmento”.

Martins lembra que, durante a pandemia, predominava a ausência de orientações e o medo nessas instituições, consideradas as mais vulneráveis ao vírus. As experiências vividas pelas instituições no período foi sistematizada em livro. O Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (Naisci), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, contribuiu na elaboração do livro sobre o período pandêmico e também na realização da II Jornada.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.