Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

“Indústria da Loucura”

Marco Zero Conteúdo / 03/08/2016

No Brasil, a assistência em saúde mental foi inicialmente implementada pelo setor público. Até o o início dos anos 40, havia no país cerca de 24 mil leitos psiquiátricos, dos quais apenas 3 mil eram particulares. Depois do Golpe Militar de 1964, o sistema de saúde passou por severas modificações e a área da psiquiatria, quase que em sua totalidade, passou a ser gerida por empresas privadas. Na época do regime militar, o números de leitos no sistema privado passou para 56 mil e os investimentos públicos em saúde mental foram reduzidos.
GraficoManicomio

O método adotado era então o de incentivar o maior número de internações e o mais prolongadas possível, em que cada paciente era mantido por uma diária paga pelo poder público. Esta fase na história da psiquiatria brasileira é denominada de Indústria da Loucura e foi justamente a época que em que se consolidou o sistema asilar

Um caso notável desse período é o de Leonel Tavares de Miranda e Albuquerque, ministro da Saúde entre os anos de 1967 e 1969. Ele se tornou proprietário do maior manicômio privado do mundo, a Casa de Saúde Dr. Eiras, em Paracambi (RJ). O local manteve quase dois mil leitos, totalmente financiados com recursos públicos repassados pelo Estado.

(Aline Soares e Dandara Palankof e Cruz )

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.