Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

No Arrumadinho, Luís Costa Pinto diz que “deu tudo errado” para os golpistas que derrubaram Dilma

Marco Zero Conteúdo / 24/08/2022

Convidado desta semana do Arrumadinho, o podcast de análise e opinião da MZ, o jornalista, escritor e analista político Luís Costa Pinto, revelou parte do conteúdo que vem mantendo com alguns personagens que tiveram papel fundamental no golpe que, em 2016, derrubou Dilma Rousseff da presidência da República.

“De fato tenho conversado com personagens centrais naquele processo e eles se arrependem porque sabem que o atalho que pegaram para chegar ao poder acabou nos levando a isso que estamos vivendo, pois a eleição do Bolsonaro em 2018 foi no meio de um golpe de Estado, que foi o que nós vivemos. E isso dividiu o Brasil”.Antes, em entrevista concedida a semana passada para a MZ, ele revelou que escutou palavras de autocrítica e arrependimento do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e dos ex-presidentes do Senado, Renan Calheiros e Eunício Oliveira.

Em 1992, foi a entrevista que Costa Pinto fez com o empresário alagoano Pedro Collor, irmão do então presidente, que deu início à crise política que culminou no impeachment de Fernando Collor de Mello. “Costumo dizer que o impeachment de Collor uniu o Brasil, enquanto o impeachment de Dilma dividiu o Brasil”, explicou.

Segundo ele, essa divisão acabou destruindo os grupos políticos que compõem “o famoso centro político, que sumiu da cena”. A partir do golpe de 2016, tudo deu errado para as lideranças do antigo DEM, MDB e PSDB com quem Costa Pinto costuma dialogar. “Estamos imersos tentando fazer com que o brasil não se afogue e, nessa situação, Lula mais uma vez é o personagem que pode nos resgatar, assim como nos resgatou da autocracia militar quando liderou as greves dos metalúrgicos do ABC paulista”.

O podcast Arrumadinho pode ser ouvido nas plataformas Spotify, Google Cast e Apple Podcasts. E agora disponível também em formato de videocast, no canal do Youtube da Marco Zero Conteúdo.


AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.