Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Prefeitura potiguar proíbe tráfego de veículos na praia para proteger tartarugas

Marco Zero Conteúdo / 11/06/2024
A foto retrata uma vasta extensão de terreno arenoso com dunas ondulantes sob um céu azul claro com poucas nuvens. Dois veículos, um prateado e outro branco, estão estacionados lado a lado na areia, voltados para a direita do quadro. Há marcas de pneus visíveis na areia ao redor dos veículos, indicando movimentação recente. Ao longe, há uma vista que parece ser uma costa, com água e terra se encontrando no horizonte. A cena é serena e sugere uma aventura de off-road em um ambiente semelhante a um deserto costeiro.

Crédito: Ricardo Pessoa/Google Earth

por Leandro Juvino, do portal Saiba Mais

Por recomendação do Ministério Público Federal, o município de Senador Georgino Avelino, a 43 quilômetros ao sul de Natal, próximo a Pipa, proibiu o tráfego de veículos na praia de Malembá para proteger e preservar o processo reprodutivo e desova de tartarugas na região. 

O tráfego de pessoas e veículos no local, especialmente off-road e 4X4, foi avaliado como prejudicial pela proteção ambiental, pois causa alterações e potenciais interrupções no processo reprodutivo e de desova de tartarugas marinhas, especialmente as da espécie tartaruga-de-pente, que está ameaçada de extinção. A recomendação do MPF é para a proibição de todos os tipos de veículos, incluindo quadriciclos e motocicletas.

A decisão do município se baseia no inquérito civil que considera que as praias marítimas são bens da União. Em nota, a prefeitura informou que a decisão também considerou uma nota técnica do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim Guaraíra, que avaliou o impacto ambiental do trânsito de veículos nas referidas áreas da praia como grave.

Ações do município

Por isso, obedecendo a recomendação, o município informou que seguirá as devidas medidas protetivas como a instalação de placas visíveis ao público em todas as entradas de acesso à praia, que vão sinalizar a proibição do trânsito de veículos no local e também fiscalizações rotineiras para evitar danos ao meio ambiente, especialmente no período de desova das tartarugas.

Segundo o município, a liberação para o fluxo de veículos e pessoas só será permitido no período liberado por fiscais ambientais. 

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.