Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Coalizão Negra lança projeto para impulsionar candidaturas do movimento negro e declara apoio a Lula

Giovanna Carneiro / 07/06/2022

Crédito: Instagram Coalizão Negra por Direitos

Centenas de ativistas do movimento negro se reuniram nessa segunda-feira, 6 de junho, na Ocupação 9 de julho, no centro de São Paulo, para prestigiar o lançamento da iniciativa “Quilombo nos Parlamentos” promovida pela Coalizão Negra por Direitos. O projeto tem o objetivo de apoiar e fortalecer as pré-candidaturas de pessoas negras que irão disputar vagas no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas nas eleições deste ano.

Com a participação de candidatos e candidatas filiados a diversos partidos de esquerda como PT, PSOL e PCdoB, e diversas lideranças do movimento negro que atuam em todo o território nacional, o evento sinalizou o apoio da Coalizão Negra ao ex-presidente Lula (PT), em chapa conjunta com Geraldo Alckmin (PSB).

Lula não pôde participar presencialmente do lançamento da iniciativa, pois foi diagnosticado com covid-19 e cumpre quarentena, mas fez uma aparição online e discursou para o grupo. “Eu fico feliz como a pessoa que tem vocês lado a lado na tentativa de reconquistar a democracia nesse país, para que as pessoas voltem a sorrir, para que as pessoas voltem a ter direitos, para que as pessoas voltem a sonhar e para que todo mundo diga em alto e bom som ‘não ao racismo’”, afirmou o pré-candidato. 

A trajetória da Coalizão Negra na política

A Coalizão Negra por Direitos é uma organização social do movimento negro do Brasil. Formada por mais de 200 ONGs, associações e movimentos sociais de luta antirracista no território nacional, a coalizão é vista atualmente como o maior coletivo negro em atividade no país.Durante o momento mais crítico da pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a coalizão negra, em parceria com a Oxfam Brasil, realizou a campanha “Tem Gente Com Fome”, que doou toneladas de alimentos e mais de 54 mil cartões de alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social por todo o país.

A trajetória política da organização teve como marco inicial o lançamento do manifesto “Enquanto Houver Racismo Não Haverá Democracia”, publicado em 2020. Desde então, a Coalizão Negra por Direitos tem promovido atividades de formação, de capacitação técnica e de busca por recursos financeiros para dar suporte a diversas iniciativas, além de criar plataformas que ajudam a ampliar relações entre os diferentes grupos e movimentos sociais.

O projeto Quilombo nos Parlamentos nasceu como forma efetiva de consolidar mais de 100 candidaturas negras para ocupar espaços políticos, fortalecendo as respectivas campanhas eleitorais em 2022. Para isso, a coalizão criou um site onde os nomes dos candidatos e candidatas serão expostos e atualizados, a fim de tornar as candidaturas mais visíveis e acessíveis. Outra iniciativa criada é a “Comitês Antirracistas”, que reúne dicas e materiais de apoio para impulsionar as campanhas eleitorais.

Participação de Lula no evento de lançamento do projeto "Quilombo nos Parlamentos". Crédito: Reprodução/YouTbe

Protagonismo das mulheres negras: sementes de Marielle

A pernambucana e integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Mônica Oliveira, é uma das lideranças da Coalizão Negra por Direitos e durante o seu discurso no evento “Quilombo nos Parlamentos” enfatizou a longa história de luta do movimento negro em todo o Brasil e o seu legado na política.

“O que a gente está fazendo hoje aqui é continuidade de um processo longo, histórico e político do movimento negro nesse país. […] Nós do movimento negro sempre pertencemos a esse campo chamado esquerda, nós construímos essa esquerda, nós mulheres negras, como bem diz Vilma Reis e várias outras lideranças como Sueli Carneiro, nós empurramos a esquerda para a esquerda”, afirmou Mônica.

Além de Mônica Oliveira, as pernambucanas Ingrid Farias, da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, e as pré-candidatas Dani Portela (PSOL), Robeyoncé Lima (PSOL), Elaine Cristina (PSOL) e Débora Aguiar (Rede) estavam presentes no evento. Todas fizeram questão de mencionar a tragédia causada pelas chuvas em Pernambuco, que até esta terça-feira, 7 de junho, resultou na morte de 129 pessoas e deixou outras 9.134 desabrigadas, e enquadraram o caso como racismo ambiental. “É um cenário de guerra, pessoas que perderam tudo, inclusive a própria vida”, afirmou Dani Portela.

O protagonismo das mulheres era nítido durante todo o evento, com discursos marcados por falas que destacavam a vivência das mulheres negras, mães e periféricas. Além de disputar as narrativas impostas pelo racismo ficou nítido que as integrantes do movimento negro querem disputar os mandatos, como defendeu Robeyoncé Lima: “É preciso que a gente aquilombe a política com lideranças negras dentro de espaços de poder e de tomada de decisão, a gente não vai mais admitir uma política feita sem os nossos corpos e sem o nosso protagonismo. […] Travestis negras no comando da nação”.

“A gente precisa ter a caneta na mão e não só a caneta que cria as leis no parlamento, mas a caneta no executivo. Eu quero que esse quilombo dos parlamentos um dia chegue ao congresso nacional e que o Brasil seja governado por uma mãe, mulher, preta. É esse o país que eu quero”, reforçou Dani Portela.

Identidade visual da iniciativa da Coalizão Negra por Direitos

A vereadora do Recife e pré-candidata a deputada estadual também fez questão de relembrar as ameaças que vem sofrendo e que a fizeram solicitar uma proteção policial e questionou: “quantos e quantas dos nossos e das nossas estão neste momento ameaçados por ousarem ocupar o lugar que é nosso por direito?”.

O discurso de Dani Portela corroborou com as menções a Marielle Franco, citada por diversas candidatas como uma inspiração para a consolidação do movimento negro na política e para a ascensão de mulheres negras nos parlamentos.

Em seu discurso, Anielle Franco, irmã da vereadora do Rio de Janeiro assassinada no dia 14 de março de 2018, e presidenta do Instituto Marielle Franco, também reforçou a importância de cuidar e garantir a segurança das mulheres negras envolvidas na política. “Eu espero que a gente hoje se fortaleça nesse evento, eu espero que a gente se cuide, eu espero não só eleger, não basta elegermos todos que falaram aqui, a gente precisa cuidar. Eu falei isso em 2020 e perguntei “quem cuida das mulheres negras eleitas?”, eu cheguei pra ver minha irmã com cinco tiros na cabeça, 13 no carro, não desejo isso a ninguém. […] Eu quero celebrar as mulheres negras enquanto elas estão vivas!”, declarou a educadora.

Passos que vêm de longe

Personalidades que foram fundamentais para o avanço da ocupação de espaços públicos por pessoas negras estavam presentes no evento que reverenciou a ancestralidade como causa maior da revolução. Entre os discursos mais esperados da noite estava o de Milton Barbosa, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado, uma das organizações pioneiras na luta antirracista no Brasil, criada em 1978.

“Nós vamos derrotar a extrema direita. Nós progressistas, nós negros revolucionários que queremos a transformação, queremos dar norte para este país, vamos dar norte para este país, para as Américas e para o mundo. […] Esse momento mostra que estamos fortes e vamos efetivamente ocupar espaços de fundamental importância no parlamento”, declarou o ativista.

A filósofa e escritora Sueli Carneiro, também discursou enfatizando a importância histórica do lançamento do projeto Quilombo nos Parlamentos. “Vivenciamos um fato inédito e histórico: o lançamento de um conjunto de candidaturas negras de dimensões nacionais que tem a potencialidade de, pela primeira vez, eleger uma bancada negra significativa construída pela nossa ação política coletiva sob a liderança da Coalizão Negra por Direitos. É também inédito e histórico que esse quilombo parlamentar seja prestigiado pelo candidato a presidência do país que é líder das intenções de voto e depositário das esperanças das forças progressistas de que o ambiente democrático, embora de baixa intensidade de sempre, seja restabelecido de forma a que as disputas indispensáveis para o avanço das nossas agendas possa acontecer, sem isso nós não temos nenhuma chance”.

Esta reportagem foi produzida com apoio doReport for the World, uma iniciativa doThe GroundTruth Project.

Seja mais que um leitor da Marco Zero…

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.