O candidato a governador pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Jones Manoel, propõe que a esquerda brasileira governe como fazem as forças progressistas do restante da América Latina: “governar é chamar a população para o debate, é convocar atos de rua, é instigar a luta, é agitar o conflito social, é usar os movimentos sociais para pressionar”. Segundo ele, não foi só Jair Bolsonaro quem entendeu esse método e faz uso dele há quatro anos, mas “toda a política latino-americana é isso”.

Ao defender essa maneira de governar durante o sétimo episódio do podcast Arrumadinho, Manoel embute críticas aos governos Lula e Dilma Rousseff, que, em sua opinião, “acostumaram com a ideia de que governar é negociar com o Congresso. Também é isso, mas não só”.

Manoel citou uma hipotética discussão sobre a possibilidade de retirar as isenções tributárias ao setor sucroalcooleiro caso seja eleito governador de Pernambuco. Nesse caso, ele chamaria o povo para questionar se a isenção fiscal deveria ser mantida para uma atividade que gera apenas 70 mil empregos no estado.

Durante a entrevista, o candidato, que é professor, historiador e youtuber com mais de 211 mil inscritos em seu canal, revelou também que, se o PSOL tivesse escolhido o vereador Ivan Moraes para a disputa majoritária, provavelmente o PCB não teria lançado sua candidatura própria.

O podcast Arrumadinho pode ser ouvido nas plataformas Spotify, Google Cast e Apple Podcasts. E agora disponível também em formato de videocast, no canal do Youtube da Marco Zero Conteúdo.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado.