Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Com o algoritmo a seu favor, Janones embaralhou o jogo nas redes sociais

Inácio França / 31/08/2022

O início da propaganda eleitoral na TV, além do primeiro debate promovido por um pool de veículos de comunicação revelou algo que talvez não fosse tão esperado num cenário político tão atípico como o deste ano: a repetição de fórmulas e linguagens surradas, usadas à exaustão em eleições anteriores. Visitas a morros, imagens de escolas ou postos de saúde, crianças cercando candidatos e candidatas que não cansam de abraçar e sorrir.

Além dos programas eleitorais sem novidades, “outra coisa que não muda, ao menos em Pernambuco, são os sobrenomes dos candidatos que estrelam esses programas: Arraes, Coelho, Ferreira, Lyra, Campos”, afirma o coordenador executivo da Marco Zero Conteúdo, Sergio Miguel Buarque.

Sergio Miguel fez essa constatação em sua participação no quarto episódio da temporada 2022 do podcast Arrumadinho. Para ele, o fator mais supreendente nesta eleição é, por enquanto, a atuação do deputado federal e digital influencer André Janones (Avante-MG). “Ele usa o algoritmo a seu favor e embaralhou o jogo nas redes sociais”. Com o apoio de Janones, na opinião do jornalista, os bolsonaristas teriam perdido o monopólio de pautar as redes sociais.

A coordenadora de engajamento da MZ, Inês Campelo, chamou a atenção para temas que, nos primeiros dias de campanha na TV, ficaram ausentes nas falas dos candidatos e nas perguntas dos entrevistadores: “A gente precisa tá atento que uma campanha não pode se resumir em atacar Bolsonaro, e defender Lula, ou deixar Ciro fritando. A gente precisa falar de racismo, no mundo LGBT, do meio ambiente, e são temas que não estamos tendo nas campanhas”, alertou.

Sergio Miguel e Inês dividiram a bancada do Arrumadinho esta semana com o editor Inácio França, reproduzindo o formato raíz do podcast que, nas duas primeiras temporadas, contava com a própria presença da equipe tecendo os comentários e análises.

O podcast Arrumadinho pode ser ouvido nas plataformas Spotify, Google Cast e Apple Podcasts. E agora disponível também em formato de videocast, no canal do Youtube da Marco Zero Conteúdo.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.